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Rodatech

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A Rodabem atuava no ramo rodoviário em várias frentes, da revenda de peças até serviços completos de construção de implementos. A partir de ajustes no rumo da empresa, a General Design realizou a reorganização da arquitetura de marcas, unificando vários segmentos dentro de um mesmo guarda-chuva, a Rodatech.

Para iniciar o projeto foi realizada uma extensa pesquisa de marcas de empresas do mesmo ramo e, posteriormente, ampliada para ramos afins no setor de implementos rodoviários, preparadores automotivos e acessórios.

Desafio Proposto

Unificar as diferentes atividades da Rodatech e Rodabem sob uma única marca, representada por uma nova identidade visual que deve transmitir ao consumidor a inovação, qualidade e satisfação que a empresa entrega em seus produtos.

Levantamento da concorrência

Foi feito um apanhado de marcas de empresas do mesmo setor e atuação no país e fora dele. Alguns concorrentes foram indicados pelo próprio cliente, os demais, pesquisados na internet.

Avaliação da concorrência

Percebeu-se que, tanto nas marcas verificadas no país como nas estrangeiras, não existe um padrão na comunicação visual do setor. Utilização de famílias tipográficas variadas e a quase total ausência de algum símbolo ou parte de desenho que lembre a área de atuação ou do produto desenvolvido. Quando se faz uso da figura do produto como identificação, ela se dá com traços muito simplistas e quase inocentes. Retas, quadros e círculos são as figuras mais presentes.

Avaliação da categoria ampliada

O cuidado com a construção dos símbolos e logotipos é bem maior do que apenas a categoria de veículos especiais. Muitas das empresas utilizam de símbolos, mas que não necessariamente têm relação com o produto ou nome; a maioria tem caráter histórico. Como na categoria de veículos especiais, a maior parte das empresas utiliza famílias tipográficas “grotescas” (retas). Muitas cores são utilizadas, demonstrando não haver uma que seja balizadora da categoria.

Painéis

Para esta etapa, levantamos imagens que retratem os valores que a Rodatech quer transmitir a seus consumidores bem como o estilo de vida destes mesmos usuários. Em função disso, foram montados dois painéis: semântico e de estilo de vida. Desses serão retiradas impressões e orientações em termos de ideias, conceitos e sensações que a marca deverá transmitir.

Conclusões

A partir da análise da concorrência, das marcas das categorias ampliadas e dos painéis, a General Design concluiu que o caminho a ser seguido para o desenvolvimento da nova identidade da Rodatech deve ter as seguintes orientações:

  • Privilegiar formatos retangulares
  • Cores fortes devem ser predominantes
  • Utilizar família tipográfica “grotesca”
  • Buscar um símbolo representativo para o produto, que represente seu formato ou ideia (desejos que devam ser transmitidos de performance, tecnologia, exclusividade…)

Nova marca Rodatech

Foram trabalhados elementos retangulares, como apontou o levantamento de marcas concorrentes. Cores fortes foram aplicadas para também deixar marcada a divisão entre as atividades do grupo. Tipografia grotesca (reta) com muito volume para suportar leitura a longa distância e aplicação de relevo. Ilustração junto do lettering para representar vários aspectos da empresa: suas atividades, produtos com modularidade, tecnologia e conforto, lembrança de identidade de empresas preparadoras e linhas de velocidade.

Foi desenvolvido um folder para apresentar a “nova” Rodatech. Tanto a marca como seus serviços e unidades móveis especiais compuseram a publicação, que tinha por objetivo ser utilizada em feiras e eventos dos quais a Rodatech participasse ao longo dos anos de 2011 e 2012.

Houve uma preocupação grande em apresentar os projetos em imagens amplas e em detalhes, visto que seus produtos são exclusivos e os seus consumidores criteriosos em relação à qualidade construtiva e de acabamentos.

O site privilegiou a clareza de informação e a navegabilidade. Como a empresa, além de produzir unidades móveis especiais, oferece vários serviços específicos que podem ser utilizados separadamente, é necessário que isto fique claro para o usuário. Assim, em vários pontos do site essas seções podem ser acessadas.

Para a empresa também foram criados um blog e um canal no YouTube, para que a experiência do usuário possa ser ampliada a canais onde o volume de informações atualizadas seja maior e mais constante do que no site.

  • Client - Rodatech
  • Date Completed - 2012
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