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Embalagens Atlas

developed for PINCÉIS ATLAS

Após a realização do trabalho feito pela General Design, que consistia em mudanças na comunicação visual da linha de pincéis Atlas, foi elaborado um estudo de caso. Ele tem por objetivo mostrar e divulgar mais um trabalho desenvolvido pela nossa equipe.

No estudo de caso foram analisados os motivos que levaram a empresa Atlas às mudanças nas embalagens dos pincéis e outros produtos no ponto de venda, discutir que estratégias foram utilizadas para atingir os objetivos da empresa, e que resultados foram alcançados frente aos consumidores e o próprio cliente Atlas. Traçamos um paralelo entre os produtos com as embalagens antigas e as novas para mostrar as suas diferenças e, nos valendo de comentários e testemunhos das pessoas envolvidas no projeto, concluímos o nosso trabalho.

HISTÓRICO DO CLIENTE

O Grupo Bettanin surgiu em 1947 e é composto por cinco empresas que atuam em diferentes áreas, como organização de ambientes (Ordene), utensílios domésticos (Sanremo), acessórios de fixação (Primafer), utensílios de limpeza (Bettanin) e aplicadores de pintura (Atlas). Todas essas empresas têm sede em Esteio, no Rio Grande do Sul, onde a infraestrutura e a proximidade dos pólos fornecedores de matérias-primas contribuem para a inovação tecnológica que caracteriza as empresas do Grupo e seus segmentos.

O foco deste case é na empresa Atlas, seguimento que surgiu em 1966 e hoje está entre as maiores empresas do mundo no ramo de pincéis e ferramentas para pintura. Além da fábrica no Rio Grande do Sul, a empresa ainda possui dois centros de distribuição, nos estados de São Paulo e Pernambuco. A sua excelente infraestrutura, a qualidade de seus produtos e a ousadia em querer crescer mais, permitiu que a Atlas conseguisse chegar muito longe, estando presente em mais de 60 países.

MERCADO ATUAL

A Pincéis Atlas está entre as maiores empresas do mundo no ramo de acessórios e ferramentas para pintura. Possui, em suas duas plantas industriais de Esteio, a mais moderna tecnologia de fabricação de pincéis e rolos da América Latina. Esta qualificada estrutura possibilita que a Pincéis Atlas seja a empresa de maior presença no mercado nacional e exporte para mais de 70 países.

PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO

A empresa Atlas percebeu que a comunicação visual de suas embalagens estava com alguns ruídos, que acabavam se refletindo no ponto de venda. Os problemas detectados foram: a marca Atlas nas embalagens estava muito grande, o nome e as informações sobre o produto não estavam visíveis, e a linha dos produtos não seguia um padrão de cor. As consequências desses problemas foram que a marca Atlas, por ocupar uma área muito grande na embalagem, dificultava a leitura das demais informações; o nome e as informações sobre o produto, além de serem abafadas pela logomarca grande, traziam dificuldades para os consumidores na hora da compra no PDV; e por fim, como as embalagens dos produtos da mesma linha não eram padronizadas e existia muita variação de cores, os consumidores não conseguiam identificar qual era a função de cada produto ou a que marca eles pertenciam.

OBJETIVOS DO CLIENTE

Visando resolver o problema de comunicação, e facilitar a hora da compra dos consumidores, era necessário tomar algumas providências e traçar os objetivos a serem alcançados pela Atlas: caracterizar as famílias dos rolos de pintura através de cores, colocar os nomes dos produtos em destaque, dar mais campo visual para a marca, tornar a leitura da embalagem mais prática e ágil e melhorar a organização dos produtos no PDV.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA GENERAL DESIGN

Caracterização das famílias: Além da busca de referências, foram analisadas todas as cores já utilizadas para cada família, para que a padronização das embalagens não causasse nenhum tipo de estranhamento nos consumidores.

Destaque aos nomes: Os nomes precisavam chamar atenção do consumidor para que ele conseguisse identificá-los no PDV, mas também precisavam dar equilíbrio às embalagens, não invadindo áreas de outros elementos. Era preciso escolher uma tipografia que, além privilegiar nomes extensos, permitisse a eles apresentarem um tamanho razoavelmente grande.

Campo visual para a marca: A fim de dar mais campo visual para a marca Atlas, era preciso isolá-la para que não houvesse interferência de qualquer outro texto da embalagem. Deixando sempre claro para o consumidor a que marca o produto pertence.

Tornar a leitura prática e ágil: Para atingir este objetivo era preciso separar os elementos da embalagem com algum tipo de divisória para que eles não se confundissem. Foi determinado também que as especificações do produto precisavam ficar no mesmo lugar em todas as embalagens, e que esse lugar deveria ser facilmente visto pelos consumidores.

Organizar os produtos no PDV: Se todas as metas forem alcançadas, a organização do PDV será consequência deste projeto de troca de embalagens. A padronização irá gerar a organização do local de venda.

CONCLUSÃO DO TRABALHO

Caracterização das famílias: Os produtos eram divididos em rolos de lã mista, tecidos especiais e espuma poliéster. Cada família de produtos recebeu uma única cor para as embalagens. A família das lãs mistas ficou com a cor amarela, por chamar mais atenção no PDV, a fim de destacar o seu apelo promocional; a família dos tecidos especiais recebeu a cor azul, pois era a cor predominante nas embalagens antigas, e foi mantida para não confundir o consumidor; e por último, os rolos de espuma poliéster receberam a cor vermelha, também por ser predominante nas embalagens antigas.

Destaque aos nomes: Foi escolhida uma fonte com estilo condensado, permitindo nomes mais extensos em pequenas áreas. Em alguns nomes, foi utilizada uma cor diferente para eliminar os hífenes e para indicar nomes compostos.

Campo visual para a marca: Um retângulo nas cores padrão da Atlas e contendo a marca escrita no centro foi adotado. Desse modo, há um ponto de atração para os olhos dos consumidores e um elemento de padronização para todas as embalagens.

Tornar a leitura prática e ágil: Um campo especial serve como divisor entre a área de aplicação da marca e a cor utilizada para a família. Nele, foram colocados dados legais e exigidos pelo Inmetro. As informações de uso do produto foram postadas logo abaixo de seu nome, para o melhor entendimento do consumidor. Foram desenvolvidos também pequenos pictogramas para ilustrar algumas informações sobre o produto, sem poluir a peça.

Inovações: Um cross merchandising de outros produtos da Atlas foi inserido no verso das embalagens, com o intuito de mostrar aos consumidores alguns dos produtos da empresa.

  • Client - PINCÉIS ATLAS
  • Date Completed - 2006
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